O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (11) que a China pode “aumentar rapidamente” suas compras de soja norte-americana, mencionando as preocupações do país asiático com a falta do grão.
Em uma postagem na rede Truth Social, Trump elogiou a qualidade da produção agrícola dos Estados Unidos e afirmou que o aumento das exportações ajudaria a diminuir o déficit comercial da China com os EUA. “A China está preocupada com a escassez de soja. Nossos grandes agricultores produzem a melhor soja. Espero que a China aumente rapidamente seus pedidos de soja. Isso também pode ajudar a reduzir significativamente o déficit comercial da China com os EUA. Um serviço rápido será fornecido. Obrigado, Presidente Xi”, escreveu.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Uma trégua tarifária entre Pequim e Washington está programada para expirar em 12 de agosto, mas o governo Trump sinalizou que o prazo pode ser estendido.
A China, que é responsável por mais de 60% das exportações globais de soja, adquire principalmente a oleaginosa do Brasil e dos Estados Unidos.
No ano passado, a China importou cerca de 105 milhões de toneladas de soja, com pouco menos de um quarto proveniente dos EUA e a maior parte do Brasil.
O post Trump inicia ofensiva para vender mais soja à China, principal mercado do Brasil apareceu primeiro em Canal Rural.