Investigação sobre presença de material radioativo em camarão vendido no Walmart dos Estados Unidos

Foto: Autor Desconhecido

Uma investigação está sendo realizada nos Estados Unidos referente ao camarão cru congelado vendido pela PT. Bahari Makmur Sejati (BMS Foods), da Indonésia, sob a marca Great Value, exclusiva da rede de supermercados Walmart. Existe a suspeita de que esses produtos estejam contaminados com Césio-137, um isótopo radioativo.

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) é a responsável por alertar sobre essa possível contaminação. Acredita-se que a carga pode ter entrado em contato com o material durante o transporte nos contêineres.

Até o momento, nenhum produto contaminado com Césio-137 foi encontrado no comércio dos Estados Unidos. No entanto, o Walmart já começou a recolher os lotes desses produtos que estavam nas lojas, seguindo orientações da FDA.

A agência está trabalhando em conjunto com distribuidores e varejistas para recomendar o recall dos produtos da BMS Foods que foram recebidos após a detecção do Césio-137 pela Alfândega e Proteção de Fronteiras.

A FDA determinou que o produto da PT. Bahari Makmur Sejati está em desacordo com a Lei Federal de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos, pois há indícios de que tenha sido manuseado de forma inadequada, podendo ter sido contaminado com Césio-137, o que representa um risco à segurança alimentar.

O camarão congelado da BMS Foods é distribuído nas lojas Walmart de diversos estados norte-americanos, sendo aconselhado que os consumidores descartem os produtos dos lotes 8005540-1, 8005538-1 e 8005539-1 com validade para o dia 15 de março de 2027.

Nível de Césio-137 no camarão

A FDA identificou Césio-137 em uma remessa de camarão congelado importada da empresa, com nível de aproximadamente 68 Bq/kg, abaixo do limite de 1200 Bq/kg estabelecido pela FDA. A agência destaca que, apesar de não representar um risco imediato para os consumidores, a exposição prolongada a essa substância pode resultar em danos à saúde, como um aumento do risco de câncer.

Por precaução, um alerta de importação foi emitido à empresa para impedir a entrada de seus produtos nos Estados Unidos até que as questões envolvendo a contaminação sejam resolvidas.

O conteúdo Camarão vendido no Walmart dos EUA é investigado por conter material radioativo foi publicado originalmente no Canal Rural.

By Força Agro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja!